quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Google começa a invadir o quintal do Groupon

O Google acabou de deixar os lances do Groupon mais difíceis. O líder de pechinchas diárias nunca foi lucrativo, mas, pelo menos, estava crescendo rapidamente. Agora, depois de um terceiro trimestre medíocre, o Groupon está mudando seu foco de novo dizendo que ninguém pode competir com sua enorme escala, em particular, sua lista de 143 milhões de e-mails e equipe de vendas com cerca de 5.000 pessoas ao redor do mundo. O Google mostrou na semana passada como pode fazer isso, com um plano inteligente de revender negócios de outras companhias.


O Groupon está se preparando para a abertura de capital e os banqueiros de Wall Street estão confiantes de que eles têm demanda suficiente para vender a oferta pública inicial da companhia de internet de Chicago pelo preço proposto, que varia entre US$ 16 e US$ 18 por ação, disseram pessoas com conhecimento do assunto. Elas acrescentaram que as ações podem alcançar um preço ainda maior, apesar de terem avisado que ainda não houve decisão final em relação ao valor.

Diversos sites como kgbdeals, zozi e Gilt City vão distribuir seus negócios através do Google Offers - por enquanto disponível (beta) somente nos Estados Unidos. Eles não vão apenas ficar com a maior fatia da renda e se beneficiar do enorme alcance do Google, eles também podem contar com a tecnologia do Google para colocar as ofertas na mira de usuários compradores em potencial de determinado tipo de oferta. Isso faz mais sentido do que ficar brigando entre si, sem contar o Groupon e o LivingSocial, por um espaço na caixa de entrada do usuário.

O Google se beneficia terceirizando os custos das vendas: o kgbdeals sozinho tem um time de vendas de 250 pessoas, diz o presidente-executivo Patrick Albus. Mais negócios significam resultados de busca local de maior qualidade. Como líder de busca incontestável que é, o Google tem o potencial de atingir muito mais usuários que simplesmente aqueles que se inscrevem para receber e-mails com ofertas diárias. A companhia já está testando o "Offer Ads", um serviço que coloca ofertas relacionadas com os resultados de busca.

O Facebook tentou uma estratégia parecida, mas desistiu em agosto. Até agora, o Google parece mais focado. A recente compra da especialista alemã em negócios Daily Deal por US$ 114 milhões, sem contar a oferta de US$ 5 bilhões pelo Groupon, comprova o desejo de ser um líder no mercado das pechinchas. Ofertas de restaurantes podem atrair quando colocadas perto das resenhas do Zagat, que o Google acaba de comprar. E ofertas de viagens podem casar direitinho com outra recente aquisição, a ITA Software.

O Groupon diz que escala é o trunfo. O Google, ao que parece, pede para discordar.

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