Parece que essa história de tablet em compras coletivas não tem solução mesmo, ou será que é a impunidade? Depois do mega #FAIL (hashtag do twitter) do Clickon e Compre direto da China, agora foi a vez do GroupOn e Fluent Celular criarem uma promoção e não honrarem o compromisso. A história é simples, e infelizmente já está se tornando uma rotina. O GroupOn fez uma oferta de um tablet que seria entregue pela empresa Fluent Celular e os prazos de entrega vem sendo alterados sistematicamente. Resultado? Ninguém viu a cor do tablet até agora. O GroupOn, não dá a mínima satisfação sobre o caso dizendo que não tem nada a ver com isso e que o problema da Fluent Celular. e inclusive, se recusa a efetuar a devolução do dinheiro dos clientes que solicitaram. Isso na verdade não é o caso, visto que do ponto de vista do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor, o GroupOn É SIM responsável pelo fiel cumprimento da oferta, no que diz respeito a tudo que estiver relacionado a ela.
Já a empresa Fluente Celular, vem sistematicamente arranjando desculpas para justificar a demora na entrega do tablet. Uma hora é problema na importação, outra hora é a greve dos Correios, outra hora é o sistema que está com problema, em suma, conversa para “boi dormir”. A empresa pelo menos é criativa, se é que enganar o consumidor é ser criativo. Montaram um sistema pré-programado em seu perfil no Twitter – @FluentCelular, para parecer que estão dando alguma satisfação ao cliente. O resultado é um timeline kilométrico somente comparável ao encontrado na página da empresa no Facebook bem cedo, porque durante o dia eles apagam todos os comentários contendo reclamações. Muita conversa, desculpa, mas solução que é bom, nada. A coisa ganhou uma dimensão tal que até mesmo um grupo no Facebook foi criado só para reunir as pessoas lesadas.
O golpe da Alavancagem
Algumas empresas estão usando os sites de compras coletivas para levantar capital, alavancando assim seus negócios com o dinheiro que recebem antecipadamente dos sites de compras coletivas. A coisa é simples, a empresa cria uma oferta atrativa, geralmente envolvendo um tablet ou televisor de LCD, que gera milhares de pedidos. O site de compra coletiva adianta o dinheiro e só então é que a empresa começa a providenciar a compra efetiva dos produtos. Obviamente, se tudo der certo, vai haver um problema qualquer e os prazos não vão ser cumpridos. Isso, na melhor da hipóteses. O problema está ganhando uma proporção tão grande que o próprio Ministério Público já vem tomando providências.
Uma outra “surpresinha” nesse tipo de oferta é que os compradores não lêem os termos e ao receberem a mercadoria, recebem também a cobrança do imposto de importação. Isso mesmo! Na oferta, eles colocam em uma área bem escondidinha, que a responsabilidade pelo pagamento do importo é do comprador. Com isso, a linda televisão que parecia tão baratinha por R$ 800 acaba custando no final o mesmo preço de uma televisão que você pode comprar em uma loja física e com entrega imediata.
Matando a galinha dos Ovos de Ouro
É por práticas como essas do GroupOn e Fluente Celular que estamos alertando a tempos que essa turma está matando a galinha dos ovos de ouro. O estoque de incautos na Internet brasileira está diminuindo, e daqui a pouco, não vão encontrar tantos trouxas disponíveis. Com isso, o modelo de compras coletivas vem caindo no descrédito popular e até mesmo os anunciantes começam a fugir desse tipo de promoção. Um modelo de negócio que poderia ser um sucesso, está sendo jogado no esgoto. Veja matéria sobre o assunto.
Para quem caiu em mais este golpe em compras coletivas, algumas sugestões:
- Denuncie tanto o GroupOn quanto a Fluente Celular no Reclame Aqui;
- Relate o fato ao e-Bit, uma vez que a Fluent Celular tem o selo e-Bit em sua loja;
- Faça uma reclamação no Procon;
- Divulgue pelas sua redes sociais para previnir seus amigos;
- Pense seriamente em entrar com uma ação na justiça;
- Tome mais cuidado na próxima promoção “Irresistível” que encontrar no GroupOn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário